Posicionamento estratégico: qual é o da sua marca?

29 janeiro, 2018

Posicionamento estratégico de marca: qual é o da sua?

Qualquer tipo de negócio, seja ele minúsculo ou gigante, necessita de um posicionamento estratégico bem definido.

O que isso significa? É muito simples!

O posicionamento estratégico reflete a imagem que a marca deseja que seus clientes tenham dela. E como ela se posiciona perante seus concorrentes.

Para definir seu posicionamento, a marca analisa quais são seus “fatores diferenciais”, aquilo em que ela se destaca. Dentre os diversos tipos de posicionamento, uma marca pode visar ser reconhecida por seu preço, qualidade ou até mesmo benefícios oferecidos.

Ainda está achando tudo isso meio técnico? Então, vamos tentar ver como isso funciona mais na prática…

Vamos pegar as marcas Chanel, Forever 21 e Patagônia,  que apresentam colocações totalmente distintas no mercado de moda, e fazer uma breve análise de posicionamento cada uma delas

Chanel

Posicionamento estratégico da Chanel - Marjorie Trofa

Imagem: Flickr

O segmento da Chanel é o alto luxo. Essa grife icônica de renome, tradição e processos semi-artesanais entrega a seus clientes não apenas produtos de qualidade e alta durabilidade, mas também status. Por conta disso, seus artigos tendem a custar muitas cifras.

A Chanel é sem dúvida uma das marcas top of mind do mercado de luxo, e devido a toda sua expertise pode-se dizer que mantém um posicionamento por atributo. A grife, que é uma das maisons de moda mais tradicionais e antigas do mercado, oferece a seu seleto grupo de clientes produtos altamente diferenciados.

O couro, as ferragens e os acabamentos de uma bolsa Chanel jamais poderiam ser encontrados em uma bolsa de padrão e preços medianos. Todo esse cuidado, know how e qualidade refletem, é claro, nos preços praticados. Não por acaso, o posicionamento por atributo está atrelado a ganhos superiores por parte das marcas.Lembrando que, neste caso, o valor intangível (que engloba fatores como a marca, o status e a supremacia da Chanel) dos produtos também é um componente expressivo do preço.

Forever 21

Posicionamento estratégico Forever 21 - Marjorie Trofa

Imagem: Flickr

A popular rede de moda norteamericana é reconhecida, sobretudo, por suas peças acessíveis. O cliente da Forever busca se vestir de maneira estilosa, mas sem gastar muito. Não é um consumidor que está preocupado com a durabilidade das peças ou com a tradição da marca. Sua preocupação maior é vestir-se de acordo com as tendências, e ele prefere gastar 5.000 reais para renovar seu guarda-roupa inteiro do que “queimar” esse dinheiro em apenas um artigo Chanel.

Possivelmente é um consumidor que nem possui poder aquisitivo para comprar os produtos de uma Chanel. Seu desejo é comprar mais por menos, e consumir muito. E a proposta da Forever 21 resolve todos os seus problemas… Trata-se de um claro posicionamento por preço.

Patagônia

Posicionamento estratégico Patagônia - Marjorie Trofa

Imagem: Business Insider

Ecologicamente correta, a revolucionária marca californiana prega abertamente o “não consumo” e seus produtos vêm com a proposta de minimizar os impactos ambientais do consumo de moda. O uso de fibras e tecidos sustentáveis, além da constante pregação por um consumo mais consciente, são algumas das medidas adotadas pela Patagônia.

O cliente que veste Patagônia preocupa-se com a questão ambiental e enxerga valor em roupas que apresentem benefícios do ponto de vista ecológico. Trata-se de um posicionamento por benefícios, porque o cliente que compra da Patagônia obtém, junto com o produto, uma “solução” para algum de seus problemas. Ou algum tipo de benefício que alivie sua dor (no caso, roupas que poluem menos).

Ficou mais claro agora? Conseguiram entender melhor agora o que é posicionamento estratégico de marca? Em breve faremos um post complementar explicando todos os tipos de posicionamento existentes.

Qualquer dúvida ou complemento que tiverem sobre o tema, escrevam nos comentários!

 

 

 

 

 

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